quinta-feira, 12 de março de 2009

Saiu na net

CONFUNDEB apresenta relatório das ações desenvolvidas em 2008

Presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb apresenta relatório das atividades desenvolvidas em 2008

A sessão da Câmara Municipal de Pirambu realizada na noite da última terça-feira, 10, foi marcada pela presença dos professores Diógenes Almeida, presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Confundeb e Agnaldo Silva Santos, representante dos pais no referido colegiado.

Os representantes do Confudeb foram apresentar o resultado das ações desenvolvidas no ano 2008, um amplo trabalho de compilação de dados, informações, fotos, que tiveram os dois professores como co-responsáveis, naturalmente com a aquiescência dos demais membros.

O primeiro a usar da palavra foi o professor Diógenes Almeida, que se apresentou como presidente do Confundeb, passando a palavra para o professor Agnaldo Silva, que fez uma introdução, apresentando os passos para a instalação do colegiado em maio de 2007, seus passos para constituição, trajetória e as ações fiscalizadoras em 2008.

Radiografia

A explanação do professor Diógenes Almeida, aparteado pelo professor Agnaldo Silva, constou de farta documentação, com números, fotos, informações coletadas no conjunto das escolas municipais, a saber: Mário Trindade Cruz e Leonor Barreto Franco (Pirambu), Laudelina Moura Ferreira (Aguilhadas), Odete Pereira de Santana (Maribondo), João Francisco da Silva (Aningas), Ester Ribeiro Dantas (Lagoa Redonda), Maria Júlia Cruz Daltro (Baixa Grande), Juarez Lopes Cruz (Santa Isabel) e XV de Novembro (Alagamar).

As escolas estão sucateadas, inadequadas para o exercício de uma educação de qualidade”, disse Diógenes Almeida. “As escolas estão depredas, fruto da falta de manutenção e de prioridade que não foi dada a educação em nosso município”, acrescentou o professor Agnaldo Silva. “Esperamos com a apresentação deste trabalho, termos dado nossa contribuição, para a melhoria da educação em nosso município”, concluiu o professor Diógenes Almeida.

Um público seleto assistiu a sessão, entre eles a secretária municipal de educação, professora Maria de Lourdes Cardoso Gouveia, o secretário municipal de cultura, maestro Luiz Teles da Silva, a diretora do Colégio Estadual José Amaral Lemos, professora Tereza Neuma Cariri, o líder da Igreja Adventista do 7º Dia, Adelvan Santos de Andrade e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, professor Claudomir Tavares da Silva. Presentes ainda professores das duas redes (estadual e municipal), servidores municipais (do executivo e do legislativo), lideranças comunitárias e populares.

Vereadores

Vários vereadores utilizaram-se da palavra, entre eles Antônio Ferreira (PSB), Sandro José dos Santos (PT), Juarez de Deus Alves (PMDB) e Sérgio Lima (PSB). Os parlamentares elogiaram o trabalho elaborado e apresentado pelos professores, concordando que é preciso olhar com muito carinho para a questão da educação.

A palavra da secretária

Convidada a mesa, a secretária de educação, Maria de Lourdes de Sá Gouveia disse que “o prefeito José Nilton tem conhecimento, mas que Pirambu está sendo reconstruído, não só na área da educação, mas em todas as áreas”, disse. “Começamos o ano letivo por atrevimento. Faltava merenda, material didático, estrutura para garantir o início do ano letivo. Essa construção tem que ser feita com o suor e o sangue de todos nós”, acrescentou. “Temos uma rede com profissionais capacitados, pós-graduados, alguns com mestrado, outros cursando o mestrado. Por isso, vamos garantir direitos e cobrar deveres”, completou.

O testemunho do secretário

Quem também utilizou da palavra foi o maestro Lula Teles, para inicialmente parabenizar a exposição dos professores Agnaldo e Diógenes, lembrando que a reivindicação da cobertura da quadra de esportes da Escola Mário Trindade Cruz é uma cobrança feita nesta casa, desde a época em que era presidente a ex-vereadora Maria Dilce de Jesus Santana (PPS).

Na internet

O professor Agnaldo Silva aproveitou a oportunidade para apresentar o endereço do Blog do Confundeb (http://confundebpirambu.blogspot.com) e o e-mail (conselhodofundebpirambu@gmail.com) para que a sociedade possa exercer seu controle sobre as finanças, constituindo-se assim em fiscais dos recursos públicos.

Ao presidente Juarez

Presente a duas das seis sessões realizadas este ano, a reportagem da Tribuna da Praia sentiu a necessidade de implantação de um serviço de som tanto para difundir a fala dos parlamentares e oradores convidados, como para arquivar os respectivos pronunciamentos, constituindo-se assim em anais digitais. Da mesma forma, que seria necessário a aquisição de mais cadeiras para melhor acomodação do público presente, quem sabe assim, isso não seria um chamariz para atrair o público as sessões. Fica a sugestão ao presidente Juarez de Deus, que com sua sensibilidade dará ouvidos a este clamor que não é só nosso.

Câmara Itinerante

O vereador Juarez de Deus Alves (PMDB) aproveitou a oportunidade para anunciar que levará adiante o projeto ‘Câmara Itinerante’, levando as sessões, “pelo menos uma vez por mês, aos povoados de Pirambu, o que aproximará os vereadores da comunidade”, disse.

Coberturas de sessões

Dentro de nosso cronograma, agendamento e disponibilidades, estaremos fazendo a cobertura periódica das sessões das câmaras municipais de Pirambu, Japaratuba, Propriá, e num segundo momento, das câmaras municipais de Barra dos Coqueiros, Carmópolis e Rosário do Catete. A sua cidade pode ser a próxima.

Fonte: http://www.tribunadapraia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário